Anotar as despesas
Incentive os mais pequenos a anotarem as despesas que fazem num pequeno caderno. Consoante a idade, esta atividade poderá ser realizada, em alternativa, com o auxílio de uma agenda electrônica, ou do computador utilizando uma folha de cálculo. Para tal, recorde-os primeiro para guardarem os recibos dos produtos que adquirem. Depois, anotem o que foi comprado e quanto foi dispendido. Claro que o melhor conselho é o exemplo, pelo que as despesas domésticas poderão seguir o mesmo tratamento. Poderá, por exemplo, descobrir que uma parte considerável dos gastos diários, somando os valores de todos os membros da família, é dispendida na compra de refrigerantes…
Pensar nas despesas
Estar atento às promoções e descontos é essencial para conseguir incrementar as poupanças familiares. Na televisão, na rádio, na imprensa, em anúncios que se espalham em outdoors pelo caminho para a escola e para o trabalho, são muitas as mensagens publicitárias sobre produtos alimentares, detergentes, electrodomésticos, vestuário, calçado, brinquedos... A caixa de correio é também um bom receptor destas mensagens! Em família poderão fazer as contas… talvez seja de reconsiderar a compra individual de refrigerantes se, ao adquirir conjuntos de 6 ou 10, o preço unitário for menor! E porque não fazer em família um suco natural ou um chá gelado? Poderá ser uma alternativa mais divertida, certamente mais saudável e menos dispendiosa...
"Grão a grão..."
Com os mais pequenos poderá desenvolver várias atividades que ajudem a compreender a importância da poupança e o valor real do dinheiro. Podem começar por recolher e empilhar todas as moedas que ficam por vezes espalhadas no fundo dos bolsos, das carteiras, das mochilas, nas gavetas das secretárias... e, consoante o valor, contabilizar e guardá-las em pequenas carteiras coloridas para cada tipo de moeda ou em cofrinhos. Os pais poderão também representar uma "instituição bancária" e trocar as moedinhas angariadas por algumas notas. Todas juntas, moedas ou notas, dariam para comprar quantas embalagens de refrigerante?
Poupar de fato
Não espere para o fim do mês ou da semana para poupar e investir. Assim que o "dinheiro chega" poderá desde logo reservar uma parte para uma conta ou outro tipo de produto destinado à poupança. Quanto aos mais pequenos é só reduzir a escala. Ou seja, incentive-os a guardarem num cofrinho ou numa conta específica uma parte da mesada, semanada, ou ainda das prendas que recebem em dinheiro. E, muito importante, este cofrinho , só poderá ser desfeito em caso de imperiosa necessidade, como a compra de algo novo para sua casa !
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.