Feira Cultural 2011

Feira Cultural 2011
Reciclagem

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Desenho infantil

O desenho é uma das formas de expressão da criança.

O desenho é uma representação gráfica de um objeto real ou de uma idéia abstrata. O desenho é uma das formas de expressão mais antigas da humanidade. Utiliza-se o desenho como uma forma de comunicação desde a pré-história, quando os primeiros homens, através de pequenas figuras desenhadas nas rochas e nas paredes das cavernas, manifestavam suas idéias e pensamentos entre si.
A princípio usavam os desenhos para comunicar-se, expressar opiniões, já que todo o mundo era praticamente iletrado. Os desenhos funcionavam como escrita. Com o tempo, o desenho foi ganhando novas formas, novos traços, e foi-se aperfeiçoando até a realidade atual. O desenho é, portanto, uma representação gráfica de um objeto real ou de uma idéia abstrata.
Desenhos das crianças

O desenho e as etapas das crianças

O desenho é quase sempre, a primeira grande obra das crianças. Representa seu primeiro tesouro expressivo, já que através dos desenhos dizem muitas coisas de si mesmas. Pode ser que esta seja a razão pela qual muitos pais estão cada dia mais interessados pelos desenhos que fazem seus filhos. O desenho pode-se converter, em alguns casos, no termômetro do estado de ânimo da criança, já que traduz o que a criança sente, pensa, deseja, o que a deixa inquieta, alegre ou triste.
Cada criança é um mundo, e isso se vê em seus desenhos. Se você pede a um grupo de crianças que desenhe uma casinha de campo, todos os desenhos sairão diferentes. Podem parecer-se em algo, mas jamais serão iguais. Além disso, deve-se considerar que os desenhos também seguem algumas etapas que poderíamos apontar como:
- a etapa do rabisco (garatujas) - dos 3 aos 6 anos de idade
- a etapa do realismo fortuito - dos 6 aos 9 anos de idade
- a etapa do realismo falhado - dos 9 aos 12 anos de idade
- a etapa do realismo intelectual - dos 12 aos 14 anos de idade
- a etapa do realismo virtual - a partir dos 14 anos de idade

Psicomotricidade e o desenho da criança

O desenho é uma atividade espontânea e como tal, deve-se respeitá-la e considerá-la como a grande obra das crianças. Se a criança tem vontade de desenhar, anime-a sempre que o faça. O ideal seria que todas as crianças pudessem ter, desde cedo, algum contato com o lápis e o papel. Começarão com rabiscos e logo estarão desenhando formas mais reconhecíveis. Quanto mais a criança desenhar, ela se aperfeiçoará, e mais benefícios se notará no seu desenvolvimento. O desenho facilita e faz evoluir a criança na:
1- psicomotricidade fina
2- escrita e a leitura
3- confiança en sí misma
4-exteriorização de suas emoções, sentimentos e sensações
5- comunicação com os demais e consigo mesma
6- criatividade
7- formação da sua personalidade
8- maturidade psicológica

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Artesanato para crianças- tirado do Blog da Revista Travessura.

Incentivando seu pequeno a fazer artesanato, você não só lhe proporcionará a oportunidade de expressar sua criatividade, proporcionará também vários outros benefícios.

Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades motoras finas e pode melhorar a coordenação e força, de acordo com Early Childhood Education da Inglaterra - seja segurando um pincel, lápis ou tinta, utilizando uma tesoura sem ponta e itens de colagem em papel.

Então vamos colocar a mão na massa e incentivá-los a fazer esse binóculo?



Material
2 rolos de papel higiênico (vazio)
Cartolina colorida
Fita adesiva
Tesoura
Barbante **
Adesivos, lápis, etc


Pondo a mão na massa
Corte um pedaço de cartolina para que ele se enrole completamente em torno de um dos rolos de papel higiênico. Prenda com a fita adesiva e, em seguida, repita este processo com o outro rolo.

Enrole um pedaço de fita adesiva e cole os dois rolos juntos.

Corte um pedaço de cartolina, longo o suficiente para envolver os dois rolos de papel higiênico. Esta peça é o que realmente vai mantê-los juntos. Enrole firmemente o pedaço de cartolina em torno dos rolos e prenda com fita e as pontas.

Use adesivos ou lápis para decorar o binóculo.

**Opcional: Para um adulto fazer! Fure em ambos os lados do binóculo acabado com a tesoura e passe o barbante para fazer uma alça.

Passo a passo do blog Criando Crianças.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Concurso de desenho para crianças

A ONG SOS Mata Atlântica lança seu 1º Concurso de Desenhos Online para que seu filho participe de uma ação que conscientiza as pessoas para a preservação dessa floresta.

As inscrições vão até o dia 10/02 e, para entrar na brincadeira, é muito simples. Seu filho precisa ter entre 6 e 14 anos, bastante interesse pela conservação da mata e muita imaginação.

O tema é Minha Mata Atlântica - qual é a minha relação e atitudes para proteger a água, ar e florestas. A partir dele crie um desenho em papel A4, à mão livre, com o material e as cores que quiser - tinta, lápis de cor, hidrocor, aquarela, guache, grafite etc. O desenho deve ser individual, inédito e original.

Cada participante poderá inscrever apenas uma criação, que deverá ser digitalizada e inserida no site da Conexão Mata Atlântica como foto para votação popular.

A contabilização de votos será feita pelo mecanismo "Curtir", que aparece abaixo de cada foto. Por isso, faça uma supercampanha com seus amigos e parentes! Quantos mais cliques, mais chances de ganhar.

Os três trabalhos mais votados serão premiados com kits de produtos da SOS Mata Atlântica, que contêm uma camiseta, um bicho de pelúcia e uma caneca. O primeiro colocado ganhará ainda uma ecobag.
Para mais detalhes entre no site da Conexão Mata Atlâtica.

Fonte: Meu Planetinha

Participem!!!

Alimentação saudável na escola

No dia a dia, é um desafio preparar alimentos saudáveis que consigam agradar ao paladar das crianças. Mesmo assim, para a merenda escolar, é muito importante pensar em alimentos com a combinação certa de nutrientes, capazes de sustentar a criança durante todo o dia. Todos os lanches a seguir seguem a recomendação básica dos nutricionistas para evitar a obesidade infantil: não ultrapassam as 400 calorias. Mas nem todos são adequados para a alimentação escolar. Veja como o lanche natural é melhor para a saúde da criança e sacia por mais tempo!
Cardápio 1 – Ruim
3 unidades de
biscoito recheado
1 copo de
refrigerante
Total
Calorias142Calorias85Calorias227
Proteínas2gProteínas0gProteínas2g
Carboidratos19gCarboidratos21gCarboidratos40g
Gorduras6,3gGorduras0gGorduras6,3g
Gordura trans1,4gGordura trans0gGordura trans1,4g
Cardápio 1 – Bom
Sanduíche naturalSuco naturalde laranjaTotal
Calorias96Calorias128Calorias224
Proteínas6,4gProteínas1,9gProteínas8,3g
Carboidratos12gCarboidratos27gCarboidratos39g
Gorduras1gGorduras0,8gGorduras1,8g
Gordura trans0gGordura trans0gGordura trans0g
O primeiro cardápio não oferece proteínas de alta qualidade e tem mais açúcar e gordura saturada, além de gordura trans, um fator de risco para doenças do coração. Pelo perfil nutricional dos alimentos, com poucas fibras, é provável que a criança sinta fome em pouco tempo.
A opção saudável traz um sanduíche natural com pão de forma integral, peito de peru e creme vegetal, além de 200 ml de suco de laranja; com praticamente o mesmo número de calorias, esta combinação tem quatro vezes mais proteínas, três vezes menos gorduras e sacia a criança por mais tempo.
Cardápio 2 – Ruim
Salgadinho
de milho
AchocolatadoTotal
Calorias90Calorias185Calorias275
Proteínas1gProteínas3,9gProteínas4,9g
Carboidratos1gCarboidratos32gCarboidratos33g
Gorduras4gGorduras4,7gGorduras8,7g
Gordura trans0gGordura trans0gGordura trans0g
Cardápio 2 – Bom
Salada de frutas
(mamão + maçã)
Bebida à base de soja
sabor chocolate
Total
Calorias65Calorias117Calorias182
Proteínas0gProteínas5,6gProteínas5,6g
Carboidratos17,1gCarboidratos16gCarboidratos33,1g
Gorduras0gGorduras3,3gGorduras3,3g
Gordura trans0gGordura trans0gGordura trans0g
A primeira opção considera uma porção de apenas 20 gramas de salgadinho (enquanto os pacotes pequenos têm cerca de 70g) e uma caixinha de 200ml de achocolatado. Mesmo assim, ela é mais calórica quando comparada a uma porção de salada de frutas e à mesma quantidade de bebida à base de soja. O lanchinho saudável, além de ter menos gordura, vilã do excesso de peso, ainda oferece fibras e proteínas que garantem a sensação de saciedade. “O importante é variar o cardápio sempre pensando nos alimentos nutricionalmente completos”, diz a nutricionista Ana Paula Alves, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, de São Paulo.
Com conteúdo da revista Veja

Os sete erros que alunos cometem na hora de estudar

Conheça atitudes que devem ser eliminadas da rotina escolar

26/01/2012 17:49
Texto Denise Pellegrini e Iana Chan
Educar
Foto: Dreamstime
Planejamento
Um bom desempenho escolar não exige grandes sacrifícios, apenas disciplina.
 
Um novo ano letivo é a deixa perfeita para colocar sua vida escolar nos eixos. Primeiro é preciso fazer um planejamento de estudos. Com ele, você será capaz de dormir bem, ter tempo para o cinema com amigos e, de quebra, passar de ano tranquilamente. (Leia mais na matéria "Como planejar os estudos?"). O problema é que na hora de seguir seu planejamento, muitos erros podem fazer com que o tempo dedicado seja improdutivo e tudo vá por água abaixo.

Conheça os principais deslizes que costumam atrapalhar e saiba como driblar as armadilhas.
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Ignorar os próprios ritmos
Se você acha difícil acordar cedo, não reserve as primeiras horas da manhã para o estudo, pois seu livro vai se transformar num travesseiro. Não adianta fazer um plano que não esteja adaptado ao seu ritmo. "Quando o estudante não cumpre o que planejou, a autoestima vai lá para baixo e leva junto o rendimento", afirma a psicóloga Adriana Machado.
2. Abusar dos estimulantes
Entupir-se de café para ficar acordado e poder estudar pode ser um grave erro. "Para pessoas saudáveis, uma xícara de café feito na hora, até quatro vezes ao dia, funciona como estimulante", diz Fernando Gomes da Rocha, professor de Medicina da Unesp. "Mas em grandes quantidades dificulta a concentração."
3. Só estudar
Passar noites em claro resolvendo equações não faz de ninguém um bom aluno. Sem pelo menos 6 horas de sono por dia, grande parte do que você estudou vai embora pelo ralo. "Um tempo reservado para relaxar e jogar conversa fora tem um efeito poderoso para reerguer o ânimo", garante a pedagoga Teresa Rego.
4. Forçar a barra
Sem motivação você não alcança sucesso nos estudos. Querer realmente aprender o que está à sua frente é meio caminho andado. "O adolescente já é capaz de perceber que a escola e o estudo não envolvem só momentos de prazer, mas também esforço e compromisso", analisa a pedagoga Teresa Rego.
5. Passar por cima das dúvidas
Se você não entendeu algo, pergunte a quem saiba. "Para compreender certas situações usamos conhecimentos adquiridos em diferentes momentos", lembra Maria Bernadete Abaurre, coordenadora do vestibular da Unicamp. "Quando você menos espera, um conceito não compreendido em Biologia aparece em uma aula de Química."
6. Dispersar-se
Se a irmã está cantando, o pai ouvindo rádio e a mãe vendo TV, não há quem consiga estudar. "Coisas assim nem sempre impedem o estudo, mas vão fazer com que o aluno leve 1 hora para concluir o trabalho que faria em 20 minutos", alerta Adriana Machado, do Serviço de Psicologia Educacional da USP.
7. Adiar tudo
 
 

Vamos rir um pouquinho?

Piadas de criança para criança

As piadas estimulam o bom humor das crianças

    Rir é excelente! O melhor remédio para animar-se, e que não apresenta contra-indicações. E se a risada é boa, nada melhor que compartilhar com os demais. Como? Que parece se começamos a contar piadas?

As piadas estimulam o bom humor das crianças, levam-nas às gargalhadas, desenvolvem seu vocabulário, e as divertem. Provocam boas risadas nos seus filhos. Normalmente quando as crianças iniciam o curso primário, a partir dos 6 anos, podem aprender algumas piadas através dos livros e de intercâmbios com seus companheiros de colégio.
Assim que não perca mais tempo e contem uma piada para seu filho. Com certeza que vão rir muito!
Selecionamos algumas piadas por temas. Mas se conhecerem alguma, agradecemos que nos envie para que possamos publicá-la na nossa lista. Muito obrigado!

Piadas de criança para criança

Piadas para crianças
- Era uma criança tão alta, mas tão alta, que tomou um iogurte, e quando chegou ao estômago, já estava vencido.
_________________
- Era uma criança tão, mas tão pequena que sua cabeça cheirava a pé.
_________________
- Uma criança vai pela rua com seu avô e encontra um caramelo no chão. Vai pegá-lo, e seu avô lhe diz: “não se pega nada do chão”.
Mais adiante a criança encontra uma moeda de um real e seu avô lhe diz: “não se pega nada do chão”.
Seguem caminhando e seu avô tropeça e cai no chão, e pede ajuda à criança. E ela lhe diz: “vovô, não se pega nada do chão”.
_________________
- Por que algumas crianças colocam açucar debaixo do travesseiro?
Para ter doces sonhos.
_________________
- Por que não toma leite frio?
- Porque a vaca não cabe na geladeira.
________________
- O que disse uma árvore à outra?
- Nos deixaram plantadas.
_______________
- Que disse uma bola de soprar à outra?
- Vamos arrebentar!

Aproveitando os últimos momentos das férias....




Origami


vídeos para aprender a fazer

 

 figuras de papel


Vídeos com idéias para fazer figuras de papel com as crianças

Você vai aprender agora,


passo a passo e gratuitamente, através de una série de vídeos, a dar forma ao papel criando e fazendo algumas figuras muito simples com e para os seus filhos.

Origami ou papiroflexia é uma arte japonesa que cada día está mais de moda, y que consiste em dobrar o papel para fazer bonitas, curiosas e interessantes figuras.

Através da técnica do Origami se puede estimular a imaginação e a criatividade, desenvolver as habilidades manuais e fomentar a concentração das crianças.

Como fazer Origami, vídeo tutorial

Aprende a hacer un corazón de papel
Una flor hecha con papelUn pato hecho con papel
Um coração de papel
Uma flor de papel
Um pato de papel

Un pingüino hecho de papelUn avión de papelUn lápiz hecho de papel
Um Pinguim de papel
Um avião de papel
Um lápis de papel

Un pájaro de papelUn cisne de papelUn come-cocos de papel
Um Pássaro-bate-alas de papelUm cisne con papel
Um Vai-e-vem de papel
Un vaso de papelUn árbol de Navidad con papelUn barco de papel
Um copo de papel
Uma árvore de Natal
Um barco de papel

Una foca de papelUna ranita de papelUn pez hecho de papel
Uma foca de papelUm Sapo con papelUm Peixe de papel