Feira Cultural 2011

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domingo, 20 de novembro de 2011

Superdotados

Superdotado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Superdotados tem melhor desempenho em aulas especiais que lhes permitam desenvolver suas habilidades
O termo superdotado (português brasileiro) ou sobredotado (português europeu) faz referência a uma pessoa que, possui capacidade mental significativamente acima da média. O teste de Q.I. (quociente de inteligência), foi feito para medir a inteligência, mas não é exato e não pode avaliar quais as áreas de alto desempenho a pessoa tem, por isso alguns pesquisadores discordem da possibilidade de se efetuar a avaliação de superdotação apenas com o teste de Q.I., que é uma medida consagrada; normalmente se considera superdotado o indivíduo que apresente um resultado a partir de 140 de QI, com desvio padrão de 15 pontos, isso seria até os 5% mais elevados. No Brasil pelo estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 3,5 até 5% das pessoas são superdotadas.
Super dotação intelectual é a capacidade mental significativamente superior à média. É diferente de uma habilidade, em que as competências são aprendidas ou comportamentos são adquiridos. Como um talento, a superdotação intelectual é a capacidade de uma pessoal com aptidão inata para atividades intelectuais que não podem ser adquiridos através de esforço pessoal. Várias ideias sobre a definição estão em desenvolvimento e melhores maneiras de identificar superdotação intelectual têm sido formuladas.
A superdotação intelectual pode ser geral ou específica. Por exemplo, uma pessoa bem dotada intelectualmente poderia ter um talento impressionante para a matemática, mas não as competências linguísticas igualmente fortes. Sendo seis áreas: Matemática, linguística , ciências naturais , ciências humanas, história, artes. Quando combinado com um desafio curricular adequado e as diligências necessárias para adquirir e executar muitas habilidades aprendidas, a superdotação intelectual muitas vezes produz sucesso acadêmico excepcional.
Pelo Guinness Book, a classificação de Q.I. ultra alto, se refere aos que tem o Q.I. a partir de 172, com desvio padrão de 14 pontos, isso correspondem a 0,0001% das pessoas, um exemplo é o musico Roger Moreira da banda Ultraje a Rigor que também é membro da Mensa International.

Índice



 Inteligência

Pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias, linguagens e aprender. Embora pessoas leigas geralmente percebam o conceito de inteligência sob um âmbito maior, na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, o caráter ou a sabedoria, mas os superdotados são criativos, tem bom caráter e são mais sábios. Conforme a definição que se tome, a inteligência pode ser considerada um dos aspectos da personalidade.

 Superdotação e Medicina

Tradicionalmente a medicina considera importantes os estudos da estrutura da mielina dos neurônios e de um funcionamento mais otimizado do cérebro como as causas da capacidade superior.

 Superdotação e Sociologia

Quanto à sociologia, existem efeitos diferentes. Em alguns casos eles são acolhidos pela inteligência superior pelos grupos mais esclarecidos. Em outros, ele é rejeitado por motivos como falta de interesses partilhados, inveja, ciúme, etc..

Superdotação e Pedagogia

Um estudo brasileiro em 2002 concluiu que a maioria dos professores do Brasil só possuem conhecimentos superficiais sobre superdotação, não sabem identificá-los corretamente, não sabem atender suas necessidades e não tem os recursos para estimular o desenvolvimento de suas habilidades.[1] Um psicólogo escolar pode ajudar nessas questões.
Apesar de o número de alunos superdotados registrados pelo Ministério da Educação (MEC) ter quintuplicado em cinco anos (2005 - 2010), passando de cerca de mil para 5,6 mil (0,01%), apenas uma pequena parcela da população com esse potencial tem acesso ao atendimento especial, garantido por lei. A Organização Mundial da Saúde estima que entre 1,5 milhão e 2,5 milhões de alunos no País tenham altas habilidades em pelo menos alguma área do conhecimento, e aproximadamente 8 milhões de pessoas no total.

Superdotação e Psicologia

A psicologia tem uma área específica para estudo sobre superdotação. Um exemplo de demanda que superdotados apresentam são recursos específicos da sua área de interesse (como blocos de montar para os interessados em engenharia e tintas especiais para os interessados em pintura) e aulas extras sobre esse tema.
As vezes a superdotação não é reconhecida na infância e as crianças sobredotadas são por vezes diagnosticadas como tendo transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, transtorno desafiador e de oposição, depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, ou outros problemas.

As principais características dos superdotados: Criatividade · Curiosidade · Inconformismo · Responsabilidade · Obstinação · Fácil aprendizagem · Senso crítico · Vocação para liderança · Fácil socialização · Perfeccionismo · Justiça · Boa memória · Egocentrismo · Amplo conhecimento geral · Alto desempenho em determinas áreas · Falta de interesse em aulas comuns.
Superdotados tem melhor desempenho em aulas especiais que lhes permitam desenvolver suas habilidades.

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